sexta-feira, 16 de abril de 2010

Valentino Fashion Shows - O Militarismo

A partir de hoje vamos ter uma série especial aqui no blog. Eu sinto falta de falar um pouco mais do Valentino, que - vocês já devem desconfiar - é meu estilista preferido ever. Uma vez por semana vamos conhecer e analisar alguns dos desfiles RTW e Couture do imperador da moda.

Pra começar eu escolhi logo de cara um tema não muito esperado dele: o militarismo, que foi apresentado no prét-à-porter S/S 2003.

Como não podia deixar de ser, a coleção teve looks elegantes, nas cores verde-militar, bege e branco, simbolizando a paz. O militarismo foi explorado de forma sutil. A invés do camuflado, a estampa era de folhas outonais. Looks comportados, mas ao mesmo tempo femininos, com direito a tecidos esvoaçantes e um pouco de brilho.

Mas quem acha que Valentino é só pra mulheres comportadas se engana. A mulher Valentino também é, às vezes, sexy. E pra sobreviver à guerra usa hotpants, mini-mini-mini-saias e até um trench-coat 5 números menor. Esses looks, na minha opinião, fogem um pouco da ideologia de Valentino. Não sei se ela estava tentando um rejuvenescimento naquela época, mas se eu não tivesse lido, juraria que era um desfile de Roberto Cavalli!

No entanto, temos um final feliz! Valentino nos brinda com o que ele faz de melhor: vestidos. Aqui o verde-militar perde sua força para o romantismo das flores e para a feminilidade do clássico vermelho.

Uma coleção, diria eu, atípica de Valentino. E por isso mesmo muito interessante. Seriedade, sensualidade, romantismo ou mesmo a paz são algumas das táticas que a mulher Valentino precisa para vencer as batalhas de seu cotidiano.

12 comentários:

  1. Adorei a nova seção, Thaís! Sinceramente, não conheço muito o trabalho de Valentino e vou ficar à espera dos posts falando mais sobre ele. =)

    E é tão interessante ver como cada estilista transforma uma tendência em algo totalmente "novo" em suas mãos, quando comparado a outro. Adorei o camuflado de flores e folhas, confere muito mais feminilidade enquanto ainda assim lembra os esconderijos florestais, tão "típicos" dos tempos militares. E que alfaiataria impecável, hein?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia de fazer essa série, afinal, é o nome do seu blog, nada mais justo.
    Achei muito bem resolvida a inspiração militar, mas tb fiquei com medo desse apelo sexy haha muito estranho vindo dele.
    E vc viu o documentário The Last Emperor? Ótimo, não?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não viiii, procurei em tudo que é site e não achei. Em locadoras daqui também não tem.

    ResponderExcluir
  4. Interessante ver uma coleção de 2010 e tão atual,parece um desfile de agora...mas Valentino é e será sempre lembrado por seus maravilhosos vestidos vermelhos!


    Bjs,Thaís!

    ResponderExcluir
  5. ah, eu encontrei em algum torrent da vida, mas agora não lembro mais onde foi. Se eu achar de novo te passo o link. É incrível, vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  6. Ótima série!

    Gosto muito do lado mais sexy do Valentino, ele poderia ter explorado mais.

    Militarismo firme e forte desde faz tempo, adoro.

    ResponderExcluir
  7. Surpreendente mesmo! Muito interessante!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!
    E achei o segundo vestido uma graaça! Sempre são, né, mas esse...

    Beiijos

    ResponderExcluir
  9. Thaís, já respondi ao questionário, OK? Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Militarismo tá bombando mesmo! E o Valentino tá pegando essa tendência com maestria. :*

    ResponderExcluir
  11. O Militarismo está com tudo e eu já aderi!!! Dá para fazer looks maravilhosos!!!

    Parabéns pelo Blog e já respondi ao questionário!

    ResponderExcluir