quinta-feira, 8 de abril de 2010

Artigo: Posts pagos: uma reflexão

Blogueiras de moda são, coletiva e individualmente, líderes de opinião. Para a publicidade, isso quer dizer que os blogs de moda são meios que sustentam a o Two-Step Flow (teoria que defende que a comunicação depende de relações interpessoais entre indivíduosos e opiniões preexistentes). As opiniões dessas líderes são, para o consumidor, muitas vezes mais confiáveis do que a opinião emitida pelas mídias tradicionais. Pensando nisso, as empresas de moda estão pagando as blogueiras para falarem de seus produtos. Mas será que essa estratégia é mesmo eficiente?


É preciso levar em conta que os posts pagos são, quase sempre, muito diferenciados dos outros posts de um mesmo blog. Alguns parecem até forçados e acabam provocando um estranhamento por não serem escritos no estilo próprio de cada blogueira.

Por outro lado, freqüentemente há propagandas muito bem diluídas nos posts, o que faz com que pareça que as blogueiras realmente compram, consomem e idolatram determinado produto. Mas essa pode não ser uma verdade absoluta. A blogueira estaria sendo paga, então, para dizer uma "mentira". A solução para resolver esse problema é simplesmente avisar que os tais post são pagos. É uma questão até mesmo de ética, porque a blogueira, em casos extremos, não só estaria "enganando" seu leitor como também recebendo dinheiro para isso.

O processo é semelhante a um merchandising na televisão. Se a linguagem ou produto utilizados forem muito deslocados do contexto, não é conseguido o efeito desejado. Da mesma forma, uma inserção de merchandising (que sempre é sinalizada nos créditos do programa) cuidadosa e estratégica pode render bons frutos aos 3 lados (consumidor, blog e anunciante).

Há outros modos de se realizar esse tipo de publicidade na blogosfera, como os sorteios, por exemplo. Esses são os mais úteis em termos de interesse dos 3 lados: a blogueira, além do dinheiro, ganha mais audiência, o leitor tem a possibilidade de ganhar o produto e o anunciante vê seu produto virar objeto de desejo.

Entretanto, esses meios estão se desgastando. Acredito que não surtem o efeito desejado e podem até causar um efeito contrário, de demanda negativa, devido à saturação no mercado e ao pouco convencimento. A internet é um paraíso para a publicidade. É preciso que se tenha mais criatividade, a fim de criar meios de publicidade tão inovadores e eficientes quanto a própria plataforma.

16 comentários:

  1. Internet ainda é um veículo novo,"olhada" com certas restrições.Mas é o presente e mais ainda,o futuro,da publicidade e vendas de produtos...há que se ter "um pé atrás"sempre.


    bjs,Thaís!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo quando disse que esses meios causam demanda negativa e pouco convencimento! Afinal, não dá pra acreditar em alguém que tudo ama, que tudo compra, que acredita que tudo é incrível. Sorteios são interessantes se forem ocasionais, um a cada dia do mês é forçar né? E de forçação (nossa!) de barra, a blogosfera já está cheia.
    E sobre fazer ou não post pago, isso é com a moral de cada um. Mas apóio que, se for pago, que indique e que seja uma opinião real. Porque o lucro gerado pra marca poderá não ser incrivelmente significante, mas estará lá anyway; já o dinheiro da pessoa que gastou e não se satisfez com o resultado...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho que os posts deveriam ser mais honestos. realmente muitas vezes ficam forçados e isso Acaba até fazendo os leitores perderem interesse pelo blog.
    Acho que deveria haver um acordo pra os blogueiros testarem/experimentarem os produtos e dar a verdadeira opinião.
    Acho que isso seria mais honesto e ajudaria tanto leitores quando a própria empresa.

    ResponderExcluir
  4. não tenho nada contra quem faz propaganda de qualquer tipo de produto, mesmo que não seja do gosto dela, mas tem que ter um aviso de que o post é patrocinado. Como você disse, é uma questão de ética. Acho uma falta de respeito com o leitor quem faz propaganda sem avisar. Sobre sorteios acho válido quem faz uma vez ou outra, mas acho ridículo quem obrigada os leitores a primeiro seguir o blog para depois participar da promoção. Mas enfim, tem gente que faz de tudo pra gerar audiência, né? E o pior é que consegue.

    ResponderExcluir
  5. tem algun blogs que eu fico boba de ver, a pessoa tem mil sorteios e compra mil coisas por semana! Não sei de onde saí tanto dinheiro, pq os produtos não são comprados na 25th (apelido carinhoso da 25 de março).
    e por um lado acho perda de tempo falar tanto do produto, por que vc tem que se dedicar ao post e enganar o leitor e a si mesmo, já que não é a sua verdadeira opnião.

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  6. Pois é, isso aconteceu uma vez. A marca me procurou, pois tinha interesse no blog, só que como eu não mantinha um contador de visitar diárias ela não quis mais saber. Queria mandar produtos para sorteio.
    Acho legal, mas quando a marca procura a leitora que realmente gosta dos produtos e já tenha falado alguma vez antes sobre sua preferência e tal...

    beijooos

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a idéia de que os posts deveriam conter a palavrinha:"pago".
    Isso daria igualdade de condições para quem tem talento também ter um espaço para mostrar seu trabalho sem necessitar qualquer subterfúgio enganoso. Ao menos nisso a Internet se difere dos demais meios de comunicação. Nela, "O sol brilha para todos."

    ResponderExcluir
  8. É um assunto meio delicado,ainda mais aqui no Brasil onde a idéia dos blogs por algumas empresas não está bem definida não é?
    Eu acredito que antes de tudo tem que haver seriedade e ética por parte do blogueiro,em exprimir uma opinião real sobre o produto,uma vez que, como disseram já aí em cima, ele ganhou mas se alguém ler e comprar terá gasto do seu precioso dinheirinho não é?
    Acho que o ponto principal é bom senso e ética nessa blogosfera neam?
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Acredito que quando existe honestidade essa estratégia acaba sendo mais eficiente. Dá para perceber quando o post é "comprado".

    ResponderExcluir
  10. Hoje eu tava falando pra Lu que quando eu demoro pra comentar/reponder, é pq tive que ler 238974 vezes pra tentar achar algo pra me expressar.

    Mas sabe o que eu acho de verdade? Péssimo!
    Merchan de algo que não tem nada a ver com o blog perde totalmente o sentido. Quer dizer, você está simplesmente reproduzindo algo que te passaram exatamente pra que? Pelo dinheiro? E o objetivo incipal e principal do blog, que é um jornalismo pessoal e com identidade, onde fica?
    Os blogs que fazem post pago - que não condizem com seu gosto próprio e com a personalidade do blog - caem muito no meu conceito, pois foge do príncipio de blog e acaba caindo na mesmice, como revistas e programas de TV.
    Nunca na vida que eu quero ser obrigada a anunciar escapamentos para motocicletas 250 cilindradas só por dinheiro. O que tem a ver comigo?

    Mas não, eu não sou radical.
    Acho que é importante veicular aquilo que você provou e gostou, independentemente de te pagarem pra isso ou não.Ajuda na hora das pesquisaspré-compras. (eu sempre pesquiso antes de comprar algo)
    E também acho que uma mãozinha patrocinadora é sempre bem vinda, além de te ajudar monetariamente, tbm te inspira a ir mais longe, afinal, alguém te apoia e acredita no seu espaço, né?

    Enfim, amigos, amigos, negócios à parte.

    ResponderExcluir
  11. Acho que nos EUA acabou de entrar em vigor uma lei sobre isso. Se não me engano, a lei estipula que o blogueiro deve avisar sempre que um post for pago. Bom, eu já vi práticas muito diferentes quanto a isso. Já vi gente que simplesmente usa uma etiqueta para classificar os posts pagos, mas isso não chega a ser uma prática 100% transparente, porque muitas vezes o blogueiro consegue falar do produto de uma forma fiel ao seu estilo, e quem não se liga na etiqueta nem imagina que o post é patrocinado. Também há os que simplesmente não avisam. Eu acho que nem sempre dá para perceber quando um post é pago, ou quando a marca enviou o produto para que o blogueiro teste, se isso não for anunciado pelo blogueiro. Pessoalmente, eu desconfio muito de alguns blogs (especialmente de maquiagem) que nunca falam mal de nenhum produto. Todo mundo que compra maquiagem sabe que é impossível ter 100% de satisfação sempre, né? Enfim, na minha opinião o legal é deixar claro que o post foi patrocinado ou que vc recebeu aquele produto para testar (aí a gente pode até desconfiar que vc só está elogiando tanto para deixar a marca feliz e ganhar mais produtos, hahaha). O bom é saber que quase todas as pessoas são honestas nesse sentido (ou, pelo menos, eu gostaria de pensar que a maioria é).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Acho complicado isso de post pago.. Nao concordo quando alguem posta, mesmo que avise que o dito post eh pago, e na verdade nao gostou do produto. Mas se vc avisa que o post eh pago, E honestamente APROVOU o produto/servico, nao vejo mal. O problema eh: como sabemos se a pessoa foi honesta? =S
    Eu prefiro acreditar que sim..
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post Thaís! Tá mais do que certo, esse assunto realmente deve ser debatido, por que nós blogueiras temos que nos colocar na posição de consumidoras. Como identificar um post HONESTO realmente, que a blogueira foi la, usou e amou, alguém que com o passar do tempo se cria um certo tipo de confiança, vai estar mentindo pq ganhou uma grana?! É meio confuso isso, por isso q particularmente prefiro os blogs mais autorais, sem mtu patrocinio nem nada, eles são mais autencticos quando se tratam de dar opnião.
    Adoreei conhecer teu blog flor!
    Ta de parabéns, viu!
    Vou sempre passar por aqui! ^^
    beijoo grande ;*

    ResponderExcluir
  14. Creio que o maior problema aqui em nosso país é a falta de leis para regimentar toda essa transação de mídia livre na internet... Post pago, o leitor não sabe, acredita no que dono do veículo está propagando e, no final, pode não ser o melhor negócio... De fato a essência, a leveza, a liberdade de falar bem ou mal se difunde no âmbito comercial... Ou adotaria-se a regra ética: só recebo pra falar bem do que eu realmente acho bom... Mas, de qualquer maneira a espontaneidade se perde, fica pelo caminho... è algo que precisa ser bem avaliado, bem conduzido e muito bem avaliado por quem aceita receber, por que vai pagar mas, principalmente por quem está lendo! Bjos e excelente post!

    ResponderExcluir
  15. Também não sou a favor de posts pagos... A não ser que a leitora teste o produto e possa dizer a verdade: a marca me deu pra testar, gostei/ não gostei...

    Como vc disse, o legal dos blogs é a sinceridade sem controle da mídia... Se não for assim, não vale...

    ResponderExcluir
  16. O anúncio/post pago é como uma propaganda em uma revista, so que as vezes a estratégia dos anunciantes é que o blogueiro (formador de opnião) recomende o produto, geralmente de uma forma pessoal. Isso não é muito ético quando o produto não é bom assim como não é quando não colocam que o post é pago. Mas tem gente não coloca e outras que sim, e isso vai muito da pessoa, e depende muito do anunciante, do produto... Quem não gosta de ganhar dinheiro fazendo o que gosta? Se o anunciante do produto for uma boa empresa e eles tiverem como pagar por isso acho justo cobrar, até porque isso é o que acaba fazendo crescer muitos blogs, não só por esse dinheiro mas porque esses blogueiros tem uma boa estratégia para isso, anunciando trabalhos bons, de qualidade, onde mesmo sem ter testado o produto a identidade visual daquilo que está sendo anunciado vai realmente chamar atenção do leitor. E o anunciante que tiver um bom produto não irá procurar qualquer blog para anunciar né, tudo tem que ser bom para esse post pago valer a pena, tem que ter experiência e saber lidar com pessoas certas.
    No nosso blog divulgamos trabalhos de novos criadores, sejam daqui de Belém do Pará ou de outras cidades, e não cobramos por isso, e postamos somente aquilo que acreditamos que realmente vale a pena ser mostrado, e blogueiros que cobram destas pessoas, e anunciam algo que não acreditam (e mesmo que acreditem) é realmente muito muito injusto. Cobrar de uma grande empresa que tem como pagar por isso pode ser, mas o contrário não é legal mesmo. E enquanto aos sorteios é pior ainda, fizemos uma única vez um sorteio no blog, o produto era de uma marca daqui e foi bem bacana pq divulga a moda da nossa cidade, mas não cobramos (até pq nossa proposta é outra) e nem pedimos para "ser seguidor" do blog, todo mundo deve ter o direito de participar, tem tanta gente que é tão fiel aos nossos blogs, gente que nos lê todo santo dia e nem por isso precisam estar la mostrando sua carinha em "seguidores" muitos até não tem blog, não comentam, mas pode ter certeza que muitos que fazem isso quando encontram contigo por ai eles vão fazer tu ganhar teu dia com elogios que realmente são de coração, verdadeiros, pois acreditam naquilo que você faz, pensa... sem precisar ter aquela pressão de troca de comentários, troca de seguidores, enfim... aah e grande número de seguidores nem sempre é porque um blog realmente seja bom não é?! :x

    Vamos continuar divulgando trabalhos que acreditamos e uma vez ou outra com sorteios, (mas não precisa ser "seguidor de mostrar a carinha" ou o número haha) :-) e enquanto ao dinheiro, vamos indo né, esperando até que um dia apareça um Marc Jacobs ou Karl Lagerfeld da vida para anunciar suas "coisinhas" no blog HAHAHA.

    =O isso ficou enorme hein?!

    :**

    ResponderExcluir