quarta-feira, 31 de março de 2010

Todo mundo pode usar

A globalização da moda em termos de consumo pode encontrar algumas barreiras. Uma delas é o clima. Muitas tendências internacionais são feitas para o inverno, enquanto é verão aqui. E mais ainda, em algumas regiões do Brasil praticamente não há inverno. No entanto, não acho que somos um país tropical. Somos um país continental de vários climas diferentes. O clima do Rio Grande do Sul é muito diferente do clima do Espírito Santo que é muito diferente do clima do Amazonas. Falo isso porque já morei nos 3 lugares.

Mas apesar de tantas diferenças, acredito ser possível sim que o consumo dessa moda globalizada possa ser praticado em todos os cantos do Brasil.


As regiões mais frias como Sul e parte do Sudeste não vão encontrar problemas para usar casaco de pele (falsa!), toneladas de couro e veludo e todos os desejos da temporada. A meia-calça texturizada vai poder ser usada no outono nessas regiões (porque no inverno só fio 60 pra cima né?). Os fashionistas do Centro-Oeste (em dias mais frios) e também de parte do Sudeste vão poder usufruir tranquilamente das meias-calças texturizadas, das jaquetinhas perfecto de couro e dos casacos mais leves de pele.


Mas e onde não faz nem um friozinho no inverno (tipo no Norte e Nordeste)? Aí é só adaptar as tendências que você tem vontade de usar pro calor. A meia-calça, por exemplo, muitos não usam por achar que é quente demais para o clima onde moram, mas no fim ela é mais fresquinha que uma calça jeans, não é? O couro e o veludo não precisam ser usados só em jaquetas, dá pra usar com shorts/saias. Já as peles podem sim ser usadas em golas e coletes, não pra esquentar, mas como fator de adereço. Por que não?

Então não tem desculpa, todo mundo pode usar as vontades globalizadas do momento. Sempre lembrando (apesar de vocês saberem melhor do que eu) de assimilar as tendências com seu próprio estilo pessoal.

(Esqueci de falar: o Valentino Dress saiu na revistinha do jornal Agora, lá de SP, junto com outros blogs muito muito bons:


Que honra!)

11 comentários:

  1. É uma época difícil ,o "nosso" Inverno,né,Thaís,pra moda?As confecções que o digam...Esses casacos lindos,com pelos...fica só na imaginação,mesmo!Ou esperar alguns dias mais frios pra usá-lo...é um investimento de risco...embora muitos modelos são tão clássicos...mas...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu moro em Belém e aqui faz muito, muito calor e tem feito bem mais do que o normal. Realmente é quase impossível usar calça jeans e até meia-calça, acredite. E confesso que gostaria de morar em um lugar que fosse bem mais friozinho, pois eu gostaria muito de sair por ai com casacos, é lindo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaís.
    Retwittei este seu post lá no @hjsoamanha.
    Tenho um blog que fala sobre tendências e curti este seu post falando sobre a relação entre o consumo das tendências e o clima de cada cantinho do nosso Brasil. Bjs

    ResponderExcluir
  4. é verdade, o negócio é saber adaptar, apesar de que pra mim poderia ser inverno o ano inteiro, ehehehe, adooro tendência de inverno!
    parabéns :DDD

    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, você já morou em tantos lugares diferente, que legal!

    E parabéns pela matéria, você merece todo o destaque!

    ResponderExcluir
  6. Vou te jogar confetes pra você parar de choramingar que escrveu mal o post.

    Acho interessante saber adaptar as tendências ao seu clima. Tenho muita aflição de ver gente de casaco de nylon com gola peluda quando tá calor.
    Não sei se conseguiria viver em um lugar onde faz calor todos os meses. Amo as roupas de inverno.

    Ps.: Parabéns pra nós pela matéria. É tão bom saber que estão dando espaço pra blogs fora do eixo-modinha-atual.

    ResponderExcluir
  7. tenho um grande problema em adaptar, pq eu tenho muita inveja do povo que curte um super inverno e aqui o inverno é médio ;xx #fail HAHA

    parabéns! gente eu amo o estilo da Clara do Trash On. é muito diferente *-*


    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  8. Amei o post,super esclarecedor!!Parabens pela nota no jornal,vc merece!!Sou brasileira e morei no nordeste,agora moro em Roma q nesse inverno fez um frio de matar e entendo perfeitamente essa diferença.Te espero no meu blog e se quiser segui-lo sera um prazer!!

    www.nayralaise.com

    ResponderExcluir
  9. ah, eu fiquei curiosa pra ler a matéria da revista...não dá pra scannear em um tamanho maior não? :)

    ResponderExcluir
  10. É só clicar em cima da imagem que aparece em tanho maior =)

    ResponderExcluir
  11. Sempre tô aqui no seu blog lendo os posts, mas sempre quietinha.
    O legal da moda é exatamente essa adaptação que ela nos permite fazer. Bastar dosarmos ousadia com bom senso! Adorei o post!
    Beijokas,
    Nina.

    ResponderExcluir