sexta-feira, 5 de março de 2010

Reflexões sobre a possível austeridade atual da moda

Há algum tempo nós não vemos inovações significativas na moda. Temos algumas novidades têxteis de vem em quando, mas nada comparado a um período de mudança marcante, como o New Look, por exemplo. O que vimos hoje são principalmente releituras do passado: o exagero dos anos 80, a elegância dos anos 40... quase sempre os vestuários das décadas do passado são adaptados para o presente. Mas e o futuro? Quando vamos presenciar uma nova estética na moda?

Hoje, lendo O Império do Efêmero de Lipovetsky, tive um insight. Talvez por essa falta de inovação, os estilistas estejam se espelhando em uma das maiores mudanças que ocorreu no mundo da moda: a de Chanel e Poiret, nos anos 1920.

Antes dos anos 20, as mulheres se vestiam com muito luxo, ostentação e riqueza de detalhes. A ordem era quanto mais, melhor. Não está acontecendo algo assim atualmente? À exemplo da Balmain, queremos misturar texturas e materiais, quanto mais glamourosos eles forem, melhor. Acontece que, naquela década, Poiret começou uma mudança ao libertar as mulheres do espartilho e Chanel revertou totalmente a lógica: agora menos é mais, sobriedade e praticidade tomaram o lugar do exagero. É isso que vemos hoje em algumas marcas, como Marc Jacobs e Prada.

Talvez os estilistam sintam falta de uma super mudança como foi o minimalismo elegante de Chanel. Talvez tudo isso seja um reflexo da democracia da informação de agora, dessa luta pelo novo, cuja consequência é um movimento inspirado naquilo que Lipovetsky chama de "democratização da moda" dos anos 20.

6 comentários:

  1. Pois é Thais...realmente não acho que tenha mesmo mais nada de novo a se inventar na moda, pelo menos em termos de modelágem.Pense que a humanidade demorou séculos para que mudanças significativas e até tecnologicas acontececem no vestuario e de 1900 até 1980 houve um boom , coisa que demoravamos um século pra mudar, mudamos a cada dez anos ,depois a cada 5, e agora a cada estação...a evolução foi rápida de 100 anos pra cá.Agora é contar com a tecnologia pra criação de tecidos inteligentes e tal...como já acontece.
    Acho bacana as releituras, as ombreiras por exemplo, quem diria que voltariamos a querer usar??Porém foram adaptadas pra "agora" e ficaram mega desejáveis, né?
    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi,Thaís!Olha,pensar que há alguns anos atrás,a moda se restringia a calças jeans e camisetinha de suplex baby look no vestuário(street) feminino,muita coisa mudou...a "viscolycra" trouxe ou veio de carona em uma moda aonde os tops são mais folgados,enfeitados,ababadados...isso em 2004!E foi nesse ano a primeira vez que vi em uma malharia um catálogo de looks aonde em sua maioria as blusas eram assim,godês...me assustei e pensei,isso não "pega"...não vão largar as blusinhas justinhas pra usarem isso!A linha A se faz presente até hoje!E tem fôlego!

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. concordo muito, mas sabe o que odeio? quando dizem "tudo já foi inventado", ai que óóóódio profundo que eu fico. também penso que tem muito estilista aí com vários e gigantescas idéias, mas com medo de soltarem as tais e o pessoal não gostar e não virar moda. =*

    ResponderExcluir
  4. Sou super grata a democratização da moda, mas sinto falta do luxo dos anos 20. Sempre que vejo referências dos anos 20 babo na moda..
    Adorei seu blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. O século XX foi a grande revolução não só na moda, mas também nas artes plásticas, literatura e principalmente no cinema. A arte se divide em antes do século XX e depois do século XX.
    O que vemos hoje é a inovação em cima da inovação. Acho normal buscarem referências no passado para modernizar e resgatar algumas coisas interessantes, MAS desde que não seja em total exagero. Não temos mais o clima nem a cultura da década de 1920 para usarmos as mesmas roupas, por isso acho importante tirar a essência e trazer para o mundo atual, senão fica uma coisa meio desconexa.

    ResponderExcluir
  6. Quando será que teremos uma nova super mudança??? Ficamos esperando...

    ResponderExcluir