quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Moda e Carnaval


Aprendi a apreciar aos poucos os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Hoje eu os considero como o elemento mais bonito da cultura brasileira. Esses desfiles, além de possuírem um cunho social, são um tipo de expressão estética da personalidade do brasileiro. Personalidade essa que pode ser clichê (batalhador, festeiro, alegre, colorido), mas que todos sabemos possuir um fundo de verdade.

Ok, mas o que isso tem a ver com a moda? Refleti um pouco e encontrei aspectos significantes em comum entre moda e carnaval. Tanto um desfile de moda quanto um de carnaval possuem um tema que é representado em forma de performance (o desfile). Muitos elementos ajudam na realização dessa performance, desde as roupas e alegorias até a trilha sonora e iluminação. Os dois desfiles são expressões estéticas de uma idéia, ou seja, uma forma imagética de transmitir uma mensagem. No carnaval, é o carnavalesco quem materializa o tema, assim como o estilista tem esse papel na moda. Tudo isso levando em conta a identidade da marca/escola de samba.

A escola de samba Porto da Pedra, que teve como tema desse ano a moda, apresentou no seu enredo a frase "beleza é fundamental". Não sei se concordo com essa afirmação, já que a beleza é relativa. Por outro lado, o bom senso DEVE estar presente em qualquer manifestação estética, inclusive na moda e no carnaval. Ele é o pilar que sustenta a comunicação visual. Infelizmente, faltou a essa mesma escola justamente o bom-senso para tratar tratar desses dois campos onde cada detalhe interfere na mensagem a ser transmitida.

17 comentários:

  1. Pra mim,a Porto da Pedra explorou o tema moda de uma maneira tímida...esperava mais.Mas aí já uma visão minha da moda e do quanto ela pode ser explorada em um enredo de carnaval.O tigre "moderninho" eu adorei!E ala e o carro rococó arrasou em estilo,criatividade e cores!


    bjs,Thaís!

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com vc. Tinha uma expectativa em relação a Porto da pedra. Não apenas por ser sobre moda mas porque era um enredo muito bom. Mas eles não souberam "carnavalizar" a ideia e não empolgaram. Uma pena!

    ResponderExcluir
  3. vish.. nao vi nadaaa de carnaval!

    ResponderExcluir
  4. Acho que todo mundo "do meio da moda" tinha uma expectativa grande em relação à Porto da Pedra que não foi superada. A escola não é do nível de Beija-Flor e Mangueira, por exemplo (péssimos exemplos, já que não gosto de nenhuma das duas!), por isso acredito que talvez por isso a proposta não tenha sido concretizada da mesma maneira que esperávamos. Mas embora houvesse deslizes como "beleza é fundamental", não saiu da minha cabeça "eu sou o amor dessa cidade, pro samba que vc me convidou eu vou vestir felicidade!" hahaha. Achei bem gracinha o desfile!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. olha, não parei pra ver nenhum desfile, mas depois de ler esse post acho que vale a pena dar uma olhadinha né?.. achei super legal essa relação que você encontrou entre essas duas coisas!
    beeijos

    ResponderExcluir
  6. oi!
    1o: não conhecia seu blog e curti ;)
    2o: assisti o desfile da porto da pedra. teve pontos positivos e outros negativos. ele pularam muito rápido a hstória, deveriam ter organizado de uma forma mais rápida e ter ficado melhor. mas achei bem interessante em si.

    =*******

    ResponderExcluir
  7. nunca tinha visto carnaval desse jeito que você descreveu, mas vendo por esse lado... o que você escreveu é tudo verdade.
    não assisti o desfile da Porto da Pedra, mas queria muito ter assistido. e esse de "beleza é fundamental" não concordo, por que acho que eles falaram do tipo físico. todo mundo tem beleza física mas é as pessoas que não enxergam, e todo mundo tem beleza interior mas precisa encontrar.
    muito bom seu post! =D escreve muito bem ;p

    beijoss
    http://www.fashionismy-passion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu olhei uma parte do desfile e fiquei meio decepcionada. Faltou alguém do meio que vive, que entende, que respira a moda pra colocar um dedinho de audácia para fazer a ligação entre moda e carnaval. Achei pouco explorado o tema..

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a analogia entre carnaval e desfiles, super concordo. Não consegui ver o desfile da Porto da Pedra...mas acho que n perdi muita coisa, né? rsrrsr
    bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Eu adorava carnaval, sempre assistia, mais eu acabei enjoando um pouco. E é ótimo você retratar o carnval como cultura, pois muitas vezes este é mal interpretado como sinônimo de nudez, o que é em partes muito errado, pois todas as escolas tem mais de 3000 componentes e todos estes tem um amor incondicional a escola que pertence! Adorei o post!
    Passa la no meu blog :D é novo, ve se gosta! beijo

    ResponderExcluir
  11. É verdade, nunca tinha pensado nessa semelhança!

    ResponderExcluir
  12. O enredo foi muito bom mesmo, mas acho que poderiam ser melhores ainda no desfile. Mas eu adorei à homenagem a CHANEL.

    Beijos

    www.fashionistaeconsumista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa Thais, que texto lindo!

    Obrigada pela oportunidade de lê-lo!!!!

    Tua sensibilidade transborda no encadeamento das palavras e chega com ritmo próprio, seduzindo teu leitor.

    Adorei a aproximação de mundos [carnaval+moda] que tu propôs.
    Mais que isto: achei ótima a forma cheia de ARGUMENTOS como tu desenhou a conexão.

    Quanto a parte em negrito/destaque do texto, devo dizer que é espelho da parte em negrito/destaque de meu empolgamento ao te ler. Muitos vivas para tuas instigantes expressões.

    Leitura agradabilíssima, tão irmã do meu gosto... Ai ai... Coisa bôa esses encontros...

    Quanto às semelhanças entre Moda e Carnaval, vejo ainda que há, nos dois mundos [mundos que interrompem o cotidiano e criam tempo próprio] a presença de outro algo, um algo que é força-motriz da criação nos dois casos.
    Este algo, este impulso a que me refiro é a FANTASIA.

    Moda e Carnaval emprestam sonho, emprestam folga pra razão quadradinha, emprestam festa para a percepção. Em suas estéticas fortes, oferecem máscaras de outros personagens [ou a reinvenção do personagem cotidiano]. Na festa da carne ou na festa da pele [segunda? primeira? depende do olhar-de-quem-vê...], manda o lúdico.

    Na origem, Carnaval é o êxtase da inversão.
    E Moda, que é, se não também a celebração das ausências de limites?
    Os dois universos interrompem o linear. Sua função, tão necessária, é convidar ao experimento.

    E que bom que, em nossos convites recíprocos [movidas pela moda] acabamos nos conhecendo. Ao menos em textos!!!

    Aguardo tuas novas façanhas!!!
    Parabéns pela competência da escrita.

    PS.: sim, eu falo & escrevo & gesticulo demais.

    Beijão,
    Lu
    http://twitter.com/pensandoemmoda

    ResponderExcluir
  14. Beleza é fundamental só serviu pra rimar mesmo. Entendo essa limitação artística de quem faz samba enredo, deve ser uma arte bem difícil, cof cof.

    ResponderExcluir
  15. Eu achei um péssimo desfile, o que era o tigre de boné colorido? e depois a única coisa que prestou foi a Marília Pêra de Chanel e a tal da Geisy Arruda ajudou a estragar tudo, ta escrito cafona na testa daquela menina, ñ é possível!!

    ResponderExcluir
  16. aaaaaah Thaíszoká!
    Esqueci de contar, fica de olho lá na boatchénnn que tenho novidades!
    O sorteio será encerrado dia 21.02 e como muitas pessoas participaram ao invés de sortear 5 pessoas, serão 12 os ganhadores. Bom nean!
    E tenho outra mega novidade para contar essa segunda!
    Anciosa horrores pra contar, segunda eu divulgo o baphonety. Beijocas e ótimo final de semana xuxu!

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre gostei de ver desfile justamente por isso, ver o jeito que eles desenvolvem toda uma idéia, em cima de um tema, o jeito que eles criam, as fantasias, alegorias, carros etc etc... tem que ser muito criativo, e convenhamos que dá pra aprender muito com eles.

    sabe o que seria divertido? se desfiles de moda também tivesse jurados e notas. Imaginou?
    *voz grave* "Alexandre Herchcovitch nota nove e meio." Ia ter gente ficando louca HAHAHA

    ResponderExcluir