domingo, 17 de janeiro de 2010

SPFW Inverno 2010 - Ronaldo Fraga, Osklen e FH

Ronaldo Fraga

E se a gente usasse as roupas de outra forma? Viradas por exemplo? Ronaldo Fraga surpreendeu mais uma vez. Inspirado no balé de Pina Bausch, ele trouxe as principais vontades do momento. Mas Ronaldo Fraga nunca é clichê, e dessa vez suas modelos estavam com as cabeças viradas (com ajuda de máscaras), confundindo os fashionistas. Não vou falar propriamente das roupas aqui, porque eu não usaria nada dele. Mas o que eu tiro desse desfile, além na mensagem "nem tudo é o que parece", é que ele mostrou que há formas diferentes de se usar as roupas e estamos aí na era da liberdade pra inovar, a partir de nossas escolhas, o jeito de se vestir.

FH por Fause Haten

Meu primeiro ímpeto ao ver o desfile da FH foi achar que o Fause Haten tinha perdido o juízo. Mas lendo algumas entrevistas eu entendi tudo. E amei. Sabe aquilo que eu venho dizendo sobre temporada da liberdade e das várias opções? Então, foi isso que o estilista quis passar nessa coleção. Para isso, ele exagerou no brilho, nas proporções e sobreposições, nas estampas, nos acessórios e na maquiagem. Misturando tudo com exagero, ele dá liberdade para que a gente escolha as tendências que quiser, aliadas às cores, proporções, tamanhos e o que mais a gente quiser. Genial!


Osklen

Nessa que parece ser a temporada das várias opções e da diversidade de tendências (ou vontades, segundo a Oficina de Estilo), a Osklen inteligentemente pensa na diversidade dos climas do Brasil em prol de seus consumidores de vários estados brasileiros, apesar de o desfile ser realizado em São Paulo. Partindo do verão (ou inverno no nordeste, por que não?), a marca exibe collants, hot pants e mini tops inspirados no beachwear, passa por vestidinhos (inverno no RJ?) e chega aos maxi-tricôs, que serão úteis no inverno de Porto Alegre, por exemplo. A execução da idéia se dá com peças estruturadas (mas nada de Balenciaga ou Balmain!), formas geométricas, tecidos orgânicos reciclados e tressês lindos de palha de seda. Já as cores começam escuras, com preto e marrom, ganham pitadas de cores em listras e estampas florais e terminam em off-whites.

8 comentários:

  1. Apesar de ter gostado da coleção, eu esperava BEM mais da Osklen. Sem contar que alguns modelos pareciam troncos de ávores na passarela, argh.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia comentar justamente o que a Fernanda disse...não gostei!A Osklen foi a minha favorita do Verão 2019/10...já agora...

    bjs,Thaís!

    ResponderExcluir
  3. Gentee, nem vi nada do SPFW!
    Ainda bem que vc coloca tudo aquii pra gente
    dar uma rápida espiada...

    :* beijosss

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando sua cobertura!!! Estou me atualizando por aqui!

    ResponderExcluir
  5. ah.. eu amei o desfile do FH.. ele é sempre tão.. incrível!!

    ResponderExcluir
  6. Acho que deve ser minha falta de olho crítico fashion, mas ainda estou tentando entender o desfile Osklen. E olha que eu estava ansiosa, devido ao preview e à coleção de verão que eu amei.
    Fause foi uma loucura, mas uma loucura inteligente. Já Ronaldo, ainda preciso ver as fotos de perto. Mas gosto de ler suas opiniões. =)

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo Fraga sempre surpreendendo com o desfile e as modelos rss
    Bjosss

    ResponderExcluir