sábado, 23 de janeiro de 2010

SPFW Inverno 2010 - Do Estilista (+ Conclusões)

Do Estilista

Não sei qual foi o tema do desfile do Marcelo Sommer pra marca Do Estilista. A julgar pelas estampas das peças e pelo cenário, eu diria que o tema foi o meio ambiente e a devastação. Mas o desfile me remeteu imediatamente ao desastre recente no Haiti. A passarela me pareceu coberta de escombros enquanto os modelos (e amigos fashionistas de Sommer) defilavam austeramente com looks de tons sérios e ares de sobreviventes (como o tecido xadrez usado como "cobertor"). Seja qual for o tema, Sommer foi o único nessa edição do SPFW a usar a moda como forma de expressão de uma causa mais séria. Não que todo desfile tenha que ser politicamente correto, mas fica a dica pra todo mundo lembrar que existem coisas mais importantes que a moda.

Maas, voltando então pra esse pedacinho da cultura que nós amamos, achei bem difícil fazer uma análise desse SPFW. O Fashion Rio foi fácil porque as marcas não variavam muito, mas definitivamente as marcas de São Paulo são mais criativas. Anyway, o brilho (oi lurex) se reafirmou, o preto é o novo preto, tem transparência, legging e meia-calça pra todos os gostos e outras coisinhas mais que eu já falei no post do Fashion Rio. Ah sim, no SPFW as calças largas vieram com mais força. O que acham?

O que eu tiro desse SPFW é um inverno escuro (apesar do brilho e de algumas cores), com uma variedade de tecidos desde moletom até veludo. Uma coisa que eu gostei muito foi não ver quase NADA de jeans. Uma contradição, já que a calça jeans é a peça preferida dos brasileiros? Não a minha hahaha.

UPDATE: Segundo o FFW, o desfile do Marcelo Sommer era sobre "a domesticação da vida e a falta de liberdade que aprisiona o espirítio humano". Well, um programa da Globo disse que a Gloria Coelho se inspirou em carros. Amo essa subjetividade da moda e as opiniões diferentes que meus amigos leitores estão dando.

8 comentários:

  1. Adorei o seu comentário! Achei o desfile do Marcelo maravilhoso! E o SPFW é muito melhor! rs
    O jeans...não é mais a peça chave...!

    :*

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pouco de preguiça de causas humanitárias em desfiles. Achei que o Sommer podia ter feito coisa muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. Não vi o desfile do SOmmer,aliás,vi muito poucos...Mas concordo com o que disse a Fernanda aqui de cima...eu procuro algo em uma coleção que me "assombre" pela criatividade,se for acompanhada de ousadia,ótimo,de glamour...melhor ainda!

    bjs,Thaís!Adoro suas análises,já disse isso e é verdade!

    ResponderExcluir
  4. o que eu mais gostei desse desfile, foi que ele não usou só modelos, e apesar da aparência, o que eu li sobre o tema do desfile não tinha nada a ver com cunho social e sim com a amizade e tal...

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO SEMPRE OS DESFLIES DELE BEM INTIMISTAS...E TB GOSTO MUITO QUANDO SEI O PORQUE DAQUILO NUM DESFILE, A INSPIRAÇÃO DO ESTILISTA.

    ResponderExcluir
  6. São tão subjetivas as inspirações que a gente fica até confusa. Rs... Mas valeu, o desfile foi bonito.

    ResponderExcluir
  7. É, o SPFW tende a ser bem mais dinâmico do que o Fashion Rio né? Dei uma última olhada nos desfiles há uns dias, para fazer um post no My Cool sobre tendências, e a listinha foi bem diversificada!
    Sobre o Do Estilista, repito o comentário da Camila F.: são tão subjetivas as inspirações do desfile que até confunde! Quase um Ronaldo, mas sem o romanticismo. Haha.
    Beijos

    ResponderExcluir