sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fashion Rio Inverno 2010 - Melk Z-Da, Printing e Mara Mac

Como prometido, nessa semana eu vou falar sobre os desfiles que mais me chamarem atenção no Fashion Rio e depois no SPFW, claro. Pra não fazer um post por desfile, eu vou editando aqui, tá gente? Pobreza virtual feelings.

Mara Mac

O desfile da Mara Mac, inspirado nos mares nórdicos, à primeira vista apenas normal, revela riquezas com um olhar mais detalhado, como o colete feio a partir de um tecido feito de velas náuticas. A maior supresa pra mim, entretanto, foi nas peças em moletom. Eu não sou muito fã desse material, mas esse desfile me convenceu, através dos vestidos e macacões, que o moletom pode sim ser elegante. Adorei que saias compridas apareceram, além dos tricôs. As cores usadas foram basicamente cinza, azul marinho, laranja e azul intenso.

Printing

No segundo dia de desfiles, as marcas experimentaram mix estampas e texturas. A Printing não ficou atrás e trabalhou com tecidos. Mas não posso comentar muito sobre esse assunto, já que eu não estava lá pra olhar de perto. Outros aspectos chamam a atenção no desfile da Printing, como a saia com ares de paletó cortado e as peças Balmain-ish. A Balmain, aliás, me pareceu presente em boa parte do desfile. Créditos à Printing, no entanto, por dar uma personalidade carioca a essa modinha. Além de muito (muito mesmo) brilho, podemos ver a mulher carioca aparecendo na coleção à medida que o desfile acontece. As cores, primeiramente pretas e marrom escuro, vão se tornando cor de cobre até ganharem alegria com azul, amarelo e roxo. Assim me pareceu a mulher da Printing nesse inverno: um pouco rockeira, muito carioca.

Melk Z-Da

No primeiro dia de desfiles, a Melk Z-Da se destacou por apresentar com consistência e qualidade uma idéia muito criativa, mas nem um pouco fácil de ser expressa em roupas: a carpintaria. Melk conseguiu explorar o tema muito bem. De fato, até mesmo pedaços de madeira foram utilizados em algumas peças. O auge do uso desse material ocorreu nos espinhos (que estão substituindo as batidas tachas), transmitindo com isso uma vibe "punk orgânica". Mas o estilista também soube brincar com estampas, texturas e formas, criando dicotomias entre o rústico e o delicado e entre o pesado e o leve. Com tudo isso ainda teve espaço para pitadas futuristas que me remeteram à Balenciaga. A cartela de cores teve muito marrom, é claro, além de nude (e derivados), cinza, azul e laranja. Agora é esperar pra ver se esse desfile incrível vai conseguir ser traduzido pra coleção comercial.



Tenho que falar que eu tô vendo muito tricô e veludo no Fashion Rio, hein. Tem também muita inspiração na Balmain e na Balenciaga, com suas já conhecidas calças justíssimas. Também muuito brilho e lurex. E um pouco de couro. Mas ainda tem muito desfile pra acontecer, vamos esperar os demais.

8 comentários:

  1. Amei essas peças,que trabalho liiindo!

    bjs,Thaís!

    ResponderExcluir
  2. Melk Z-Da é fabuloso!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI ESSE COMPRIMENTO CURTO DOS VESTIDOS...E O MATERIAL DAS ROUPAS!!!UM GRANDE DESTAQUE!

    ResponderExcluir
  4. não tina visto as fotos da printing...tá todo mundo comentando né...

    ResponderExcluir
  5. as peças estão lindas! e muito bem trabalhadas, ta começando a melhorar!
    beijoo

    ResponderExcluir
  6. Muito criativa essa idéia da Melk Z-Da! Gostei!

    ResponderExcluir
  7. Gostei MUITO do desfile da Mara Mac, achei inspirador! O da Printing também não fica atrás... Gostei dos vestidos e das Hot Pants.
    ótimo post. Beijos

    ResponderExcluir
  8. adorei o desfile da Printing.. muito balmain mesmo!

    ResponderExcluir