quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fashion Rio Inverno 2010 - Conclusões

E essa edição do Fashion Rio chega ao fim - devo confessar, com uma sensação de "tá, é só isso?" devido ao pouco apelo inovador que as marcas demonstraram. O que se viu na grande maioria dos desfiles foi uma repetição de fórmulas que estão em voga atualmente. Saias de cintura alta, vestidos de um ombro só a la Balmain, militarismo e rock anos 80 foram hits.

Minha impressão foi que os desfiles do Fashion Rio foram que nem os blogs de moda: poucos se destacaram individualmente, porém olhando o conjunto há algumas coisas bem interessantes. O brilho vem com mais força, não só nos já queridos paetês como também em uma "novidade" da estação: o lurex, que apareceu em quase todas as coleções, misturado em vários tecidos. As tachas ainda aparecem, mas com uma alternativa: os espinhos. Tivemos também calças justíssimas até mesmo em látex. Mas quem não gosta não precisa se preocupar: as calças larguinhas também estiveram muito presentes.

Giulia Borges, Têca, Coven, Patachou

A meia-calça preta é uma alternativa pra quem não quer usar calça, mas não quer passar frio. Ainda não se satisfez? Várias opções de meias-calças texturizadas (de poá, xadrez, listrada e até de lurex) esperam por você. Pra quem não gosta de nada disso, terá que se contentar com as meinhas fofas usadas com sandália. É o jeito, né? Quem não gosta de sandália, experimenta as ankle boots ou até mesmo as over-the-knees.

O sportswear elegante e sutil influenciou algumas peças, mas se você é mulherzinha, pode abusar dos inúmeros babados, drapeados e estampas florais exibidos. Tem também casaquinhos de pele e saias de franjas pras mais modernetes, bem como as transparências pras mulheres sexies.

Andrea Marques, Maria Bonita Extra, Filhas de Gaia, Graça Ottoni

Quanto a tecidos, você pode optar por couro, tricô, neoprene, veludo e tantos outros. Sobre as cores, o preto foi o principal, mas ele veio acompanhado de cinza, marrom, azul, laranja, beringela, vermelho e verde musgo.

Ufa. Teria sido mais fácil eu falar que só não vale usar jeans, né? Definitivamente estamos na era da liberdade fashion - em todos os sentidos.

Quanto às marcas, dou a elas (humildemente e sabendo que ninguém vai ler mesmo) o mesmo conselho que dei às minhas amigas blogueiras: vamos expressar mais nossas próprias opiniões, nossas próprias vontades e personalidades, pra assim enriquecermos isso que a gente tanto ama: a moda.

8 comentários:

  1. essa é a atual discussão de alguns blogs. eu não tenho uma opinião muito forte sobre isso. gostei do que vi, nunca espero dessa semana de moda esse tipo de expectativa de vcs. acho que ela é muito pra quem é daqui do rio e quem curte esse estilo de vestir e não mora no rio. eu tb acho que todos, blogueiros e grifes, estamos caminhando e, no caminho, se erra e acerta, faz parte.

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi muita coisa,não,mas acho que é uma continuação da coleção Primavera /Verão...o mundo anda louco...principalmente na questão do clima..."prever" como será o Inverno tá cada vez mais difícil...isso é ruim pra os criadores,não ter uma referência ,um norte,eu acho.Mas eu gostei mesmo foi da volta do luréx!


    bjs,Thaís!
    Adoro suas análises!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua análise, um ótimo resumo pra quem não teve tempo de acompanhar td do fashion rio 2010!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu não fiquei encantada com nada nessa edição? Tirando os vestidos da Acquastudio, acho que foi tudo meio mais ou menos.

    ResponderExcluir
  5. Algumas coisas eu gostei sim, principalmente Juliana Jabour. Mas no geral deixou a desejar.

    Acho que Fashion Rio ainda tá em fase de crescimento, precisa comer muito feijão com arroz pra saber fazer uma semana de moda mais voltada pro público de moda e menos pra mídia.

    Quanto aos estilistas, espero que inovem mais, porque achei tudo muito igual ao de sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. nem li,vou esperar sua analise sobre o spfw.
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Também gostei de ver a lingerie inspirando várias coleções! Acho digno!! rs
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir