quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Liberdade de expressão na web 2.0


Vocês já pararam pra pensar na quantidade absurda de profissões ligadas à moda? Fotógrafo, produtor, modelo, jornalista, relações públicas, estilista, maquiador, vitrinista, marketeiro, figurinista, stylist, editor, administrador, acadêmico, etc. etc. Com ou sem diploma, ser profissional de moda é ser respeitado, é ter aval pra falar de moda com propriedade. Mas não é por isso que os - apenas - consumidores da moda não têm o conhecimento necessário pra falar desse assunto.

Os consumidores falam sob o ponto de vista deles mesmos. Se todo o mundo está amando tachas, é óbvio que os consumidores vão falar bastante de tachas. Porque apesar da moda ser expressão individual (coisa que eu vivo defendendo aqui no Valentino Dress), ela também é um desejo coletivo. E esse desejo é construído tanto da moda para os consumidores quanto dos consumidores para a moda.

Deixem os consumidores falarem sobre o que quiserem, mesmo que todos falem da bolsa Chanel, mesmo que todos postem seus looks do dia com a bolsa/sapato/whatever com tachas, mesmo que todos comentem sobre a fulana que usou tal vestido.

Não é porque os (à princípio) não-entendidos de moda falam sobre o mesmo assunto, que eles não são autênticos. Eles estão, pelo contrário, construindo uma expressão coletiva à respeito da moda, ou seja, eles estão definindo a moda. Os consumidores, como um grupo só, são os "profissionais" de moda mais importantes e autênticos dessa indústria.

10 comentários:

  1. Falou e disse Thais, existem sites que apelam um pouco. Mas o melhor de todos é aquele que expressa bem a imagem do idealizador de uma forma objetiva e porque não divertida. Tem sites e blogs de moda que me divirto vendo, fica gostoso e aprendo bastante.
    Seu blog é um deles. Parabéns!

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  2. concordo plenamente com o que você disse! porque apesar de respeitar a opinião de quem trabalha nesse meio somos nós consumidores que vamos usar né? Muito bem colocado! :D

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  3. Amador ou profissional, o que vale é expressar a sua verdadeira opinião sobre as tendências! Concordo contigo!

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  4. ahha adorei! eu faço parte dos dois lados...sou consumidora e marketeira rss
    beijos

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  5. Eu nunca entendo essa galera que acha que só quem FAZ MODA pode falar sobre. Como se FALAR SOBRE MODA fosse um negócio muito complexo que precise de mestrado pra emitir opiniões.

    Vou ali pagar uma faculdade pra poder continuar com meu blog, beijos.

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  6. Concordo com o seu post, tanto porque quem compra somos nós, né?

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  7. Adorei o assunto e concordo com você,Thaís!


    bjs!

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  8. Eu tb concordo, não adianta querer empurrar pro consumidor algo q ele não gosta. E obrigada pela visita no meu blog.
    bjos

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  9. Meninaaaa!!
    Vc falou TUDO!! sUPER CONCORDO CONTIGO!! ;)
    Beijão! ;***

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  10. é isso aí!
    acho que muito da moda brasileira ainda não perceberam a importância da internet e de nós, blogueiros. lá fora a moda está conectada com os blogs, blogueiros são convidados para dar opiniões e até inspiram estilistas! aqui, ao contrário, nego cai em cima, e tenta dizer que somos ignorantes...
    acho que formação acadêmica na área é importantíssimo, mas ninguém cria um blog querendo ser a nova Constanza Pascolato ¬¬

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