terça-feira, 17 de novembro de 2009

O que Coco fez por nós

Se Gabrielle Chanel não tivesse ingressado na moda nos anos 1920, talvez ainda estivéssemos presos no século XIX.

Chanel livrou a mulher do desconforto dos vestidões e espartilhos, dos babados e enfeites exagerados. Chanel foi a precursora do minimalismo, da androginia na moda (suas roupas eram masculinas e austeras) e do pretinho básico. Ela criou peças novas, como as roupas de tecido xadrez, as calças boca-de-sino e as blusas de malha fina. Ela nos fez amar as pérolas. Mas, acima de tudo, Coco criou um novo conceito de elegância.

Mas Chanel não revolucionou apenas a moda. Ela ensinou as mulheres a se levarem a sério. Ela foi a única que conseguiu expressar o sentimento da mulher moderna através da moda. Chanel provou a importância da moda para o mundo todo, afinal, do que adiantaria sermos independentes se ainda usássemos espartilho, o símbolo da submissão da mulher? Chanel fez com que as mulheres passassem a se vestirem para si mesmas, a expressarem o estilo próprio através das roupas. Chanel foi definitivamente a mulher do século XX.

8 comentários:

  1. Com certeza uma granda revolucionária, foda!

    ResponderExcluir
  2. È difícil imaginar a moda sem a Chanel!Ela colocou o "pé na jaca",mas soube colocar!Eterna!
    Thaís,você trás assuntos ótimos nos seus posts e sabe como poucos analisar o que está sendo colocado,faz a gente pensar com você!Parabéns!
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. amei, amo chanel! ela é tudo de melhooor! quem não quer ser que igual a chanel? ela é diva!

    ResponderExcluir
  4. Olha Thais, eu sabia muito pouco sobre a Grabielle, fui saber um pouco mais depois de assistir o filme e aquela enxurrada de noticias sobre, agora sei um pouco mais.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não assisti o filme Coco antes de Chanel.
    Antes disso tô devorando as 500 e não sei quantas paginas do livro que originou o filme (a era chanel).
    e t enho certeza que vou me segurar pra ver o filme só quando acabar.
    eu super recomendo.
    ele é caro... paguei R$ 108 (com desconto). mas é uma pesquisa absurda... e mais de 400 fotos.
    além de prender a genet na leitura, quando eu acabar vai ficar lindo na estante. parece uma obra de arte, sobre uma mulher que revoluciou a moda e o comportamento de homens e mulheres (por mais que muitos nao façam ideia disso).

    ResponderExcluir