terça-feira, 7 de julho de 2009

Impressionismo e Moda

Claude Monet

A arte sempre foi uma inspiração pra moda, seja na pintura, na arquitetura, no cinema... e um dos períodos que eu mais gosto na história da arte é o Impressionismo. Além de ser o pontapé inicial pra abstração do futuro e da quebra de paradigmas, foi um movimento esteticamente interessente. Algumas características do Impressionismo são a busca pelo registro das diferentes tonalidades refletidas pelos objetos através da luz solar e a ausência de contorno nítido (já que a linha era considerada uma abstração do ser humano).

Cris Barros, Balenciaga 2008, Balenciaga 2008 e Balenciaga 2009

Pois bem, alguns dos estilistas que já trabalharam com o Impressionismo foram o Guèsquiere, da Balenciaga (Gosh, eu falo mais da Balenciaga do que do Valentino, né?) e a brasileira Cris Barros. A Balenciaga apresentou esse tema no RTW Spring 2008 (com estampas florais que geraram imagens fortíssimas de moda) e no RTW Spring 2009 (de forma mais futurística, que tentou representar como as diferentes texturas refletem ou absorvem a luz). Cris Barros se inspirou no Impressionismo na coleção do Verão 2009, também com estampas florais.

Já que nesse verão o floral parece que vai aparecer mais uma vez, dá pra tentar uma estampa mais impressionista. Eu já estou querendo a minha saia pra usar com sapatinho nude haha.

2 comentários:

  1. amigaaaaaaa...auieaheuieae

    amo teu blogspot, teus comentários sobre moda são os melhoresss ;DDDDDD

    beijoooooooo!

    ResponderExcluir