quinta-feira, 7 de maio de 2009

O futurismo também é retrô!

Como disse o sociólogo Jean Baudrillard, a moda tem duas tendências inversas: a necessidade de coisas antigas e a necessidade de mudar. Essa última, muitas vezes, se reflete no futurismo.

Mas não é de hoje que esse movimento está presente na moda. Em 1965, o estilista francês André Courrèges foi o autor da chamada Revolução Courrèges, onde ele apresentou nossos queridos vestidos tubinhos, minissaias (ninguém sabe se foi ele ou a Mary Quant que inventou), botas sem salto e, como acessório, óculos grandes. A cartela de cores que ele usou foi branco, prata e cores fluorescentes. O desfile foi chamado de Space Age e os looks foram batizados de "moon girls". Vários outros estilistas aderiram à idéia, que foi meio chocante mas deu muito certo no mundo da moda.

Hoje em dia, o principal seguidor do futurismo pra mim é o Ghesquière, que vem criando coleções ma-ra-vi-lho-sas (!) pra Balenciaga como essa aí das fotos, que é da temporada Spring/2009. O futurismo parece super difícil de ser usado fora das passarelas, mas a gente sempre vê um pouco dele por aí, em materias prateados/metalizados, em tecidos sintéticos, em cores fluorescentes.

Um comentário:

  1. Falando em Courrèges, tu acredita que eu tenho um óculos Courrèges que comprei por cinco pilas? Tsá. Também sou adeptíssima ao futurismo retrô. Penas que as pessoas não entendem muito. Tá add. ;)
    bjos

    ResponderExcluir