quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hussein Chalayan

Uma das minhas vontades pra esse blog é fazer tipo uma enciclopédia virtual da moda, pra quem quiser conhecer mais sobre determinado estilista, tecido, peça de roupa, mídia ou qualquer evento relacionado à moda. Se alguém tiver sugestões, pode deixar nos comentários que eu vou acatar com muito prazer. Vou começar então por Hussein Chalayan.





Hussein Chalayan nasceu na Ilha de Chipre, em 1970. Se mudou para Londres e, em 1993, se formou na Central St. Martins College of Art and Design. Atualmente, é bi-campeão do prêmio de Melhor Estilista Britânico.

Chalayan é conhecido por seus temas intelectuais, sejam sociais, políticos ou econômicos. Seus desfiles sempre têm conceitos complexos, ilustrados por verdadeiras performances na passarela. Mas não acaba por aí não. As coleções que Chalayan apresenta são muito inspiradas pela arquitetura, pela tecnologia e pelo design. É um dos estilistas mais vanguardistas da moda atual.


Na coleção Fall 2000, inspirada nos refugiados de Kosovo, ele fez as modelos transformarem mesa em saia e revestimentos de cadeira em vestidos na passarela. Parece difícil de visualizar, mas tem vídeo mostrando muito bem a performance aqui.

Em 2007, na coleção de outono (vídeo by Style.com), além de começar o desfile com uma simulação de tornado, ele apresentou vestidos com a tecnologia LED. Na coleção de Primavera (vídeo by Style.com), cujo tema foi a história da moda, ele mostrou vestidos que encolhiam e se transformavam sozinhos, sem falar no último vestido, que desapareceu completamente e fez a modelo ficar nua na passarela.


Por último, um vídeo da coleção Fall 2008 da Elle, com alguns fatos da vida de Chalayan, e outro com algumas coleções dele e personalidades da moda comentando seu trabalho.



Quando fiquei sabendo desse estilista, quis logo trazer ele pro blog, já que eu tinha acabado de falar do futurismo. Chalayan também trabalha muito com essa tendência e eu AMO o fato de seus desfiles serem conceituais e artísticos, 2 qualidades que eu admiro MUITO na moda. São essas coisas que fazem a gente amar mais a moda e aplaudir de pé.

Um comentário: