sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Moda e Sociedade nos Anos 50

Estou novamente apaixonada pelos anos 50. Talvez seja pela coleção Fall/Winter 2011 da Louis Vuitton, que anda aparecendo mais leve em alguns desfiles de NY, como o da Karen Walker, por exemplo.

Na verdade, a feminilidade dessa década sempre me encantou, com as saias rodadas e tudo o mais. Mas isso não me impede de ver que a década de 50 estava longe de ser perfeita, visto que as mulheres possuíam direitos bem diferentes que os dos homens e tinham o dever de cuidar da casa e dos filhos, não tinham sua própria profissão. E esse não era o único problema da sociedade da época. Tendo como exemplo a sociedade americana, podemos citar a discriminação racial como um dos problemas mais graves.

Mas foi nesse mesmo país que as coisas começaram a mudar, principalmente através dos jovens, que começaram a sentir a necessidade de questionar o sistema social vigente.

Essa história continua na década de 60, em outro post. Mas deixo pra vocês uma reportagem que eu fiz pro programa Caderno 2 (da UNITV, uma emissora aqui de Porto Alegre) sobre a moda e a sociedade dos anos 50.


Nenhum comentário:

Postar um comentário