sexta-feira, 11 de junho de 2010

Conclusões parciais da temporada

Ainda não chegamos no inverno. Mas, se depender do que a moda brasileira nos propôs há alguns meses atrás, ele seria complexo, cheio de misturas de tecidos variados e tons neutros, principalmente os mais escuros. Quem não se lembra dos vários mix de texturas e da onda rocker (que já estava enjoando no exterior) dos desfiles de moda da temporada passada? A idéia era a de uma mulher independente, de cores fortes e muito atraente (como é, por exemplo, a mulher Balmain).

Após os desfiles Outono/Inverno no Brasil, o que se viu na Europa e em Nova York foi uma nova proposta: a de uma mulher ainda independente, mas minimalista, séria. Uma mulher madura, que ficou marcada pelos tricôs pesados da Prada.

Agora o que vemos no Fashion Rio (que já acabou) e no SPFW fazem com que eu, como consumidora e como comentarista, me confunda. Afinal, ainda não tivemos praticamente a chance de testar o lurex, os tricôs, o veludo e as outras idéias que os desfiles da temporada passada nos deixaram e eis que elas são atropeladas pelas idéias dos desfiles que estão ocorrendo agora.

Graça Ottoni, Filhas de Gaia, British Colony, Maria Bonita e Têca

Fotos: FFW

Quais são essas "novas" idéias, então? Vejo duas vertentes até agora. A primeira é minimalista, mas não um minimalismo sério como o Europeu e sim adaptado a nossa cultura, mais leve (e ainda assim elegante) e preenchido com tons neutros claros - o branco, principalmente. A segunda vertente é a do romantismo, que também é uma alternativa na Europa, principalmente devido à Miu-Miu. Aqui, o romantismo está aparecendo ora sutil, ora estereotipado, com direito a muitas estampas florais e todos os outros elementos românticos. Tons pastéis e uma vontade laranja colorem os looks dessa vertente.

Maria Bonita Extra, Filhas de Gaia, Têca, Maria Bonita Extra e Patachou

Mas o SPFW ainda não está na metade e, até o fim, é possível que surjam novas alternativas ou que seja possível unir essas duas. O certo é que o inverno sério e de texturas complicadas está terminando antes mesmo de seu início.

(Nossa, fiquei muito tempo sem atualizar. Quero agradecer a todos que não abandonaram o Valentino Dress durante esse recesso, que foi totalmente involuntário, mas agora vou voltar a postar freqüentemente. Saudades de todos.)

3 comentários:

  1. Que layout bem chique!! Gostei, apesar da falta de sobrancelhas da mocinha... :P
    De resto eu não entendi muita coisa do post, mas a foto mais colorida é mais bonita!!
    /ignorantesnãodeviamcomentar
    beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei que você tocou num ponto interessante, mal começamos a experimentar o lurex e o veludo, já estamos indo pro floral e pra seda.

    Talvez, se houvesse quem fuja do que tem que ser tendência na próxima estação, e fizesse algum tipo de coleção completa (anual) divida em duas temporadas, fosse mais interessante. Daria pra gente experimentar e ver se realmente gostou.
    Ultimamente estamos pulando de uma tendência pra outra sem ter tempo de analisar com calma e refletir o que se encaixa no nosso estilo.

    Meio confuso, mas acredito que faça parte da evolução da moda. Só espero que seja uma evolução pra melhor.

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante das duas vertentes (clichê feelings) então estou bem feliz! Rs...

    Nossa, o novo layout tá lindo demais, parabéns!

    ResponderExcluir