quinta-feira, 19 de março de 2009

Os Principais Personagens da Temporada

Esse texto foi publicado também no site do super André Hotter!

Agora que terminaram os desfiles em NY, Londres, Milão e Paris, temos a lista definitiva de tendências da temporada. Ou não. Algumas tendências, como o couro e as referências aos anos 80 já são dadas como certas, pois apareceram em quase todos os desfiles, embora haja mais um leque de personagens e estilos presentes nas coleções.

* Couro (Hermes, Stella McCartney, Gucci, etc, etc.): seja em jaquetas, calças, leggins, botas, o couro foi o protagonista da temporada. Semana que vem tem coluna explicando como usar esse tecido sexy e, muitas vezes, com perfume rocker.

* Alfaiataria (Gucci, Chanel, entre outras): seja de forma mais andrógena, seja mais feminina, os ternos e as calças de alfaiataria também apareceram bastante, confirmando o que já tínhamos visto nos desfiles brasileiros.

* 80’s (Marc Jacobs e Louis Vuitton): a moda é generosa, sempre há espaço para mais protagonistas, e as cores fortes, os ombros estruturados e outros elementos dos anos 80 também entraram nesse papel.

* Meia-calça (Vivienne Westwood e Ungaro): ela tem o poder de reafirmar diferentes estilos, seja ela sexy, coloridos, sóbrios ou do jeito que você quiser.

* Drapeados (Balenciaga e Valentino): é o toque mais feminino da temporada, a mocinha romântica da peça de teatro.

* Pele, transparências, brilho, entre outros: os coadjuvantes da vez podem até mesmo se tornar protagonistas, já que a moda é dinâmica e quem decide o final é o espectador.

* Cores: o cenário foi predominantemente em tons neutros (preto, principalmente), mas, de vez em quando, em Paris, principalmente, apareciam diversas cartelas de cores que davam aquele toque especial na edição de arte.

É até irônico fazer essa analogia com o teatro nessa temporada, pois o que se viu na passarela foram looks extremamente comerciais, sendo que alguns já estavam prontos para saírem da passarela e serem usados. Em vez de peça de teatro, eu poderia ter dito que a moda dessa temporada está mais para um clichê hollywoodiano (mas ainda assim um clichê dos bons!). Um dos únicos que se arriscou a participar do movimento artístico característico da moda foi Alexander McQueen, que talvez não venda tanto quanto os outros, mas pelo menos fez a platéia se emocionar e o aplaudir de pé.

Um comentário:

  1. Olá!! td bem?
    Parabéns pelo blog e pela matéria.
    muito legal.
    irei começar lhe visitar com mais frquência. espero q não haja problema.
    bjs e sucesso.
    ps. quando puder dá uma olhadinha no meu, tem umas coisas legais.
    Sérgio LLeter

    ResponderExcluir