A maioria das blogueiras de moda levam a sério seus respectivos blogs. Tem gente que critica isso, mas eu não vejo nada de errado em fashionistas da web se promoverem - profissional ou socialmente. Mas na hora da consolidação do seu blog, é preciso ter um planejamento criativo e estratégico. Sorteios de brindes e assuntos batidos funcionam, mas não causam a diferenciação necessária para um blog que pretende ser destaque a longo prazo.
O Independent Fashin Bloggers fez um post dando algumas dicas para pensar nos blogs através da visão de marketing, transformando-os em marcas. Já que eu sei um pouco sobre assunto com o que aprendi na faculdade, vou tentar dar as minhas diquinhas básicas também, espero que gostem.
O principal na hora de formar uma marca é pensar na identidade. É ela que vai tornar o seu blog especial, diferente dos outros. Alguns fatores ajudam a compor a identidade de uma marca, entre eles:
O principal na hora de formar uma marca é pensar na identidade. É ela que vai tornar o seu blog especial, diferente dos outros. Alguns fatores ajudam a compor a identidade de uma marca, entre eles:
1. Posicionamento e público-alvo: A primeira coisa que define a identidade de uma marca é o seu posicionamento. Quais os valores que seu blog mais preza (elegância, inovação?), quais características ele quer assumir (tipo e frequência de posts) e qual público-alvo ele quer atingir são perguntas boas para começar.
2. Identidade visual: A identidade também é reforçada pela estética do blog. Logotipos, cores e o próprio layout são formas de identificar esteticamente o seu blog. O Valentino Dress, por exemplo, tem como cor de destaque o vermelho e a tipografia em itálico, ambos fazendo referência ao nome do blog, além da imagem do topo.
3. Produto: Nada funciona se o produto não for de qualidade. O produto de um blog é o conteúdo. Procure fazer posts de acordo com a visão do seu blog. O Glamour Paraguaio, por exemplo, tem posts que sempre condizem com o gosto da autora. Coloque sua visão pessoal nos posts e procure assuntos que se diferenciem dos outros blogs.
4. Divulgação: A divulgação é essencial para que seu blog se torne conhecido na blogosfera da moda. Comentar em outros blogs é uma forma de conseguir visitas e comentários. No entanto, os comentários devem ser espontâneos e ter conteúdo. Implorar por visitas e adicionar emails de outras blogueiras no seu newsletter sem autorização é grosseiro. Redes de relacionamento também são meios eficientes de divulgação na web. Mas ela também pode ser feita na vida real, em encontrinhos, desfiles, cursos, etc.
A palavra-chave aqui é a coerência. Quanto mais coerente seu blog for, mais sua identidade se afirmará e mais ele se fortalecerá como marca.
Adorei o post! Geralmente são esses pontos que muito faltam em vários blogs. Podem ter todos os pontos como divulgação e identidade, mas na hora do produto falta qualidade... isso foi até uma das minhas desmotivações ano passado. Fiquei meses sem postar porque via vários blogs fazendo updates frenéticos e sobre as mesmas coisas, e eu não queria me incluir nisso.
ResponderExcluirE o PF da Chloé foi bem bonitinho né? Também gostei de Proenza Schouler que seguiu mais ou menos a mesma linha. E dá vontade de ter aquela jaqueta Dior no armário já! Hahaha
Beijos!
Super verdade!
ResponderExcluirSeu post é mega útil, e muitas das dicas que você forneceu aqui, eu utilizo, e posso dizer super dão certo!
No meio de tantos blogs, tantas pessoas bacanas, tem que destacar, trazendo algo novo!
Beijoconas querida!
bem legal o post mesmo ;}
ResponderExcluirTb faço PP e detestava marketing, agora acho útil HAHA mas acho que acima de tudo cada blogueira tem que postar o que gosta
beeijo ;*
Adorei as dicas,Thaís!
ResponderExcluirbjs!
Olá, bah bem legal seu blog, primeira vez aqui, curti...
ResponderExcluirpassa la no meu para conhecer, quando tiver um tempinho!
bjokas*
dicas ótimas, até copiei pra pensar melhor nelas, eu acredito que temos que investir em nossos blogs. ele nada mais é que um portfolio para muitas. eu quero ser jornalista de moda e stylist.sei que o blog pode ser uma porta de entrada e invisto nisso.
ResponderExcluirGostei das dicas! Super verdadeiro!
ResponderExcluiramei o post e as dicas.. super verdade
ResponderExcluirÓtimas dicas! E considero a coerência de EXTREMA importância também.
ResponderExcluirBeijos
www.fashionistaeconsumista.blogspot.com
Tenho verdadeiro asco de auto-promoção de certas blogueiras, tipo sortear batom da natura, add 52425425 pessoas no twitter, suplicar visitas em comentários. Preguiça eterna.
ResponderExcluirQuanto às mais antigas, o problema de começar a fazer 'sucesso' e colocar anunciantes no blog é que acaba se tornando obrigatório, e aí fica forçado.
Tem muito blog que eu acompanha e agora não consigo nem entrar de tão poluído e sem conteúdo.
Beijos!