Estou acompanhando o Pense Moda pelo Oficina de Estilo e elas fizeram um post sobre o pensamento estratégico na moda, assunto discutido pela Geni Ribeiro, consultora da Associação Brasileira de Indústria Têxtil.
De fato, principalmente nos dias de hoje - com o mundo globalizado, de corrência fortíssima e blá blá blá - NÃO DÁ pra fazer tudo às cegas. Os 4 A's do marketing são o básico para se manter um negócio de sucesso. Primeiro é preciso Analisar o público-alvo e a concorrência. Em seguida, Adaptar o produto ao mercado (propondo coisas novas e que diferenciem o produto dos concorrentes, mas de forma que atraia o público-alvo). Depois seguem-se a Ativação do produto (publicidade) e a Análise da venda.
Mas onde a criatividade entra nessa história? Justamente na Adaptação, onde é preciso se diferenciar dos concorrentes. Um dos tópicos apresentados pela Geni Ribeiro foi a falta de criatividade da indústria têxtil brasileira. Esse assunto vem sendo muito comentado e eu concordo plenamente. Prova disso é o post que eu fiz sobre 3 hits da temporada. O colete, a sandália gladiadora e os lenços já foram apresentados lá fora há um tempinho atrás. Mas é óbvio que existem sim estilistas que aproveitam a identidade brasileira para inovar na moda, como se pode ver no desfile do Ronaldo Fraga no SPFW Primavera-Verão 2008/2009.
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