É hora do Brasil mostrar a sua força. Com o São Paulo Fashion Week se firmando no cenário mundial e o Fashion Rio caminhando para uma identidade própria, a moda brasileira só tem a ganhar.
As duas semanas de moda estavam em disputa ao adotar a mesma estratégia, e a semana carioca evidentemente saía perdedora, principalmente na temporada Outono/Inverno. A Luminosidade, que coordena as duas semanas de moda, conseguiu ver isso assim que assumiu o comando do Fashion Rio e tratou de mudar a situação. Afinal, onde já se viu uma marca ter dois produtos com público-alvo e características idênticas? Sob o viés do marketing, isso é extremamente prejudicial.
O São Paulo Fashion Week passa a ser, então, A semana de moda do Brasil. Enquanto isso, a previsão é que o Rio de Janeiro se torne a capital mundial da moda praia em 2011, quando as marcas de moda praia que desfilam em São Paulo passarão para o Rio de Janeiro. A cidade nunca foi um polo criativo de moda, apesar de todo o talento dos estilistas. Com o beachwear, entretanto, esse cenário é diferente, o que pode ser demonstrado através de marcas como Lenny e Salinas.
Além disso, o Fashion Rio será também o cenário ideal para as Cruise Collections, que vêm crescendo no mundo e também têm tudo a ver com o Rio de Janeiro. O Fashion Rio caminha, assim, para uma moda que sabe fazer muito bem: descontraída, leve, comercial, mas nem por isso menos talentosa.
O São Paulo Fashion Week passa a ser, então, A semana de moda do Brasil. Enquanto isso, a previsão é que o Rio de Janeiro se torne a capital mundial da moda praia em 2011, quando as marcas de moda praia que desfilam em São Paulo passarão para o Rio de Janeiro. A cidade nunca foi um polo criativo de moda, apesar de todo o talento dos estilistas. Com o beachwear, entretanto, esse cenário é diferente, o que pode ser demonstrado através de marcas como Lenny e Salinas.
Além disso, o Fashion Rio será também o cenário ideal para as Cruise Collections, que vêm crescendo no mundo e também têm tudo a ver com o Rio de Janeiro. O Fashion Rio caminha, assim, para uma moda que sabe fazer muito bem: descontraída, leve, comercial, mas nem por isso menos talentosa.
Nossa, umas cruise collections ambientadas no Rio, um filminho do Lagerfeld e tals não fariam mal NENHUM, né??
ResponderExcluirnão sabia desse problema de marketing que tinha no Fashio Rio. eu vejo poucos desfiles no FR, mais no primavera/verão mesmo que vejo e pensando assim é meio obvio, pq a cidade do Rio de Janeiro em si é referência mundial em praia/beleza.
ResponderExcluircerteza que vai ser um sucesso :}
Eu anteriormente não era muito a favor dessa história de moda praia no Rio e a moda "de verdade" em Sampa. Sempre houve competição entre as cidades nesse sentido, e mesmo reconhecendo que o fervo está em SP, como boa carioca eu acredito no potencial da semana de moda de lá -- porque o Rio é muito estigamtizado como a "moda relaxada".
ResponderExcluirMas depois vi que pode ser boa ideia, principalmente pensando sob a ótica do marketing. Afinal, o que vende no Rio é exatamente esse lado descontraído -- o que é uma pena, porque com um cenário tão bonito as pessoas poderiam se vestir muito melhor, são todas preguiçosas (incluindo eu quando estou lá!) -- das roupas e o beachwear. E, pensando bem, como disse o Wlad ali em cima cruise collections no Rio não fariam mal nenhum... hahaha!
Beijos
Como paulista,eu "prefiro" o SPFW...e como paulista, eu prefiro o carnaval carioca!
ResponderExcluirBjs,Thaís!òtimo final de semana!
acho que as pessoas de SP são um pouco mais "valorixadoras" e as do Rio mais tranquilas, ou seja, mais simpáticas!
ResponderExcluiradorei seu blog, conteúdo muito bom!! há muitos blogs sem conteúdo por aí, mas o seu é um destaque!
eu achei essa notícia do Rio virar a capital da moda praia maravilhosa. As melhores marcas do Fashion Rio são de moda praia, são as que têm verdadeira identidade e mostram mais inovação (o que é incrível levando em conta a pouca quantidade de pano). Então acho que nossa moda só tem a ganhar com isso, vamos assumir de vez nossa vocação para o verão e a tropicalidade.
ResponderExcluirO Brasil só tem a ganhar com isso e o Rio, nem se fala.
ResponderExcluirFashion Rio carrega um peso de competitividade desnecessário, o que acaba impondo pressão demais e a gente se decepciona.
Acho válido as marcas de beachwear migrarem para o Rio, até porque é meio sem sentido em SP, e fazer o Fashion Rio ter um propósito mais firme.
Talvez isso faça o evento ser menos desinteressante e não deixe o Rio de Janeiro à sombra de São Paulo em termos de moda.
Tudo a ver o Rio como capital da moda praia, né? Acho bem legal essa iniciativa.
ResponderExcluirótimo o post.
ResponderExcluirvim aqui divulgar a promo q tá rolando no meu blog.
vc pode ganhar uma calça da IODICE DENIN.
para concorrer basta responder a pergunta requerida no meu ultimo post.
e como vc escreve mto bem, tem grandes chances, certamente.
poucas pessoas estão entendendo o anúncio. espero q vc participe.
:*
http://zebratrash.blogspot.com
Olha, não sabia disso aí! Acho que vai ser melhor, vai acabar um pouco com a competição que existe entre spfw e fashion rio. Além de que quando a gente foca em uma coisa, o resultado sai melhor.
ResponderExcluirSPFW ela é a semana de moda do Brasil, o Fashion Rio tbm estava tentado ser, só que esbarra na SPFW que era mais forte, o Rio como sempre saiu ganhando nesta disputa migrou para a moda praia, e deixou miami para trás está consolidada em 1º lugar enquanto a SPFW sempre será aquela semana de moda, mais que dificilmente ira passar a NY, Paris,Milão, então o Rio achou sua vocação, SP infelizmente precisa se firmar mais
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